segunda-feira, 9 de junho de 2008

Humildade



Andei pensando sobre uma frase que li.. algo como "quando você começa a achar que é humilde, você começa a deixar de sê-lo". Isso faz sentido, não? Tenho a sensação de que é impossível alcançar a perfeição.. isso nos leva a outra idéia, a de que a perfeição em si já seria algo errado, incorreto e "imperfeito". Parece que só estou falando besteira, né?.. Mas deixe eu tentar me explicar! Por exemplo: se você quer atingir um ponto admirável em qualquer qualidade, você deve almejar sempre mais, estabelecendo metas cada vez mais nobres, e nunca acreditar que já chegou ao ponto máximo.. porque isso te faria regredir, estagnando o progresso em quaisquer situações.
- Humildade - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
(definições de alguns dicionários)
*Virtude que consiste no sentimento da própria fraqueza ou inferioridade relativa a alguma característica;
*Modéstia: ausência de vaidade, de ostentação (orgulho de riquezas, de atos ou qualidades próprias), de luxo; simplicidade e moderação;
*Ausência completa de orgulho;
*Rebaixamento voluntário por um sentimento de respeito.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Enquanto eu acho que já sou uma pessoa boa e humilde, eu começo a regredir, porque fico com o pensamento de que "já está bom assim, já é o suficiente", ou seja, "não preciso melhorar". E acabo piorando, porque na verdade pensar assim é egoísmo, e é o contrário do que eu queria inicialmente, percebe? Acabo perdendo o meu objetivo. Como uma pessoa de bom caráter, é fundamental pensar sempre nos outros, acreditando que há sempre o que aprimorar e aprender, e nunca achar-se bom o bastante. Nesse caso, se tratando do convívio entre pessoas, acho necessário "rebaixar" a si mesmo até um certo ponto, para dar espaço para a outra pessoa, para permitir que ela sinta seu simples valor como pessoa reconhecido. Parece um pensamento exagerado, né?.. Mas acho que como vivemos em sociedade, vale sempre considerar, "pensar no próximo".

Nenhum comentário: