sexta-feira, 13 de junho de 2008

Bolo de cenoura com cobertura de chocolate


Quem não conhece este bolo? Para mim, é um dos bolos básicos que minha mãe fazia! É muito fácil de fazer, mesmo considerando que eu tive que fazer 2 vezes antes de dar certo.. mas é porque eu fiz na pressa.. ^^" Olha a minha justificativa.. bem, sempre que eu me apresso acabo quebrando ou derrubando algo mesmo!.. É verdade, acreditem! :D Haha..

Massa:
3 cenouras médias (350 gramas)
3 ovos
1 xícara de óleo (ou menos)
1 ½ copo de açúcar
2 copos de farinha de trigo
1 colher de sopa de pó Royal
1 pitada de sal

>> Pré-aqueça o forno. Descasque e rale (ou pique em pedaços) as cenouras e bata no liquidificador com o óleo e os ovos. Quando a massa estiver sem traços visíveis de cenoura, passe-a para um refratário e adicione a farinha e o açúcar peneirados, junte o sal, e vá misturando tudo levemente. Por último adicione o fermento e dê uma misturada final. Coloque para assar em fogo alto (+-265°) por cerca de 35-40 minutos. Quando o bolo estiver corado, espete um garfo e veja se ele sai limpo (sinal de que está cozido). Só desenforne quando o bolo amornar (o bolo quente é quebradiço).

Cobertura:
1 xícara de açúcar
3 colheres de sopa de manteiga
2 xícaras de achocolatado em pó (Toddy)
3 colheres de sopa de leite

>> Levar todos os ingredientes ao fogo e ir misturando até que o açúcar dissolva e a cobertura engrosse um pouco. Cobrir o bolo ainda quente aos poucos, mas com cuidado para não demorar demais porque se a cobertura esfriar endurece na hora.

Se você preferir, use uma cobertura de chocolate derretido com uma lata de creme de leite sem soro, também fica muito bom! =)
O bolo de cenoura é gostoso e fácil de fazer, né? =) O bom é que essa receita não tem erro!
Bom apetite! ^^

Nenhum comentário: