quinta-feira, 19 de junho de 2008

Bolo cremoso de maçã


(Hmm.. ~ Que delícia! ^^)
Este bolo-torta é bem fácil de fazer e fica levinho e saboroso, sem contar que dá um cheirinho muito bom pela casa (bem, claro que este não é o motivo principal para fazê-lo xD). Na minha opinião o toque de limão no creme juntamente com o polvilhado de canela, fazem este bolo ficar muito gostoso! Acho que vale a pena experimentar!.. Vamos agradar a mamãe, o papai, e toda a família! =D


Ingredientes:
Para o creme:
- 30 g de farinha maisena (ou 1 colher e meia de sopa)
- 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 2 xícaras (chá) de leite
- 1 casca de limão
- 40 g de manteiga

Para a massa:
- 200 g de manteiga
- 130 g de açúcar
- 3 ovos
- 180 g de farinha
- 20 g de maisena (amido de milho)
- 1 colher (chá) de fermento em pó

"Cobertura":
- 3 a 4 maçãs
- açúcar
- canela em pó
- 1/2 xícara (chá) de nozes meio moídas, meio trituradas (opcional)


(Essa fatia poderia estar melhor, né?.. ^_^")
Modo de preparo:
Para o creme:
Coloque numa panelinha o leite e a maisena, e misture até dissolver a maisena. Não ligue o fogo antes disso pois a maisena só dissolve em leite frio, ok? A seguir, adicione o açúcar e a manteiga, coloque a panelinha em fogo baixo e mexa com uma colher até dissolver tudo. Adicione a casca do limão e vá misturando de vez em quando até o creme engrossar. Retire a casca de limão, descarte-a e reserve o creme.

Para o bolo:
Bata a manteiga amolecida cortada em pedaços com o açúcar (na batedeira elétrica ou à mão mesmo), até obter um creme liso e esbranquiçado. Junte os ovos, um a um, sem parar de bater. Adicione a farinha, a maisena e o fermento em pó e continue a bater até obter uma massa lisa e homogênea. Espalhe metade desta massa numa forma redonda (aprox. 22cm de diâmetro), previamente untada com manteiga e farinha. Por cima espalhe o creme preparado e então cubra com a restante massa (se quiser, estenda esse resto de massa em um prato e depois vire sobre o creme - para facilitar). Descasque e corte as maçãs em fatias e disponha-as em círculos sobre a superfície da massa. Polvilhe por cima as nozes e utilize uma peneirinha para polvilhar o bolo delicadamente e uniformente com um pouco de açúcar e canela, levando então ao fôrno (preaquecido) por cerca de 45 minutos (250°C).



Retirei a receita original do site http://mal-cozinhado.blogspot.com/2008/01/bolo-cremoso-de-ma.html, que por sua vez tirou a receita do site de receitas português da linha "Vaqueiro". (http://www.vaqueiro.pt/)

- - Bom apetite! =) - - - - -

4 comentários:

Cinara disse...

Menina, que bolo é este??? Adorei a sua dica, ele parece mesmo super saboroso! E como eu adoro receitas que levam maçãs, vou fazer com certeza!
Beijinhos!

clara disse...

abençoado bolo ja perdi a conta de quantas vezes ja fiz é realmente delicioso parabéns pela receita.

Anônimo disse...

ai que me deu uma fome agora...
♥claudinha♥

Nienna Ringëril13 disse...

Olá Querida Yume,

Quero agradece-la por ter postado esta receita que além de maravilhosa é super prática. Já fiz várias vezes aqui em casa e todos aprovaram...Meu marido adorou. Eu faço duas receitas dou uma implementada colocando essência de baunilha e o "mingauzinho" eu faço duas porções com baunilha tbm...Coloco aveia para dar uma melhorada nas fibras....OH!! Fica show viu!! Eu perdi o seu site duas vezes e fiquei super chateada porque de todas as receitas que pesquisei a sua é de longe a melhor!! Parabéns linda!! Tudo de bom =^.^=