terça-feira, 19 de agosto de 2008

Ohagi ou Botamochi



Ohagi é um bolinho doce japonês, com recheio de arroz e cobertura de ankô (doce do feijão azuki). É muito gostoso, é o segundo doce japonês que gosto mais, depois do Daifuku mochi. (bolinho de arroz com recheio de ankô - não é o "oposto" do ohagi apesar da descrição, é um tanto diferente e é muito bom se feito com ingredientes decentes!) Aqui está as instruções para quem quiser experimentar, creio que está bem explicadinho! =)

Fazendo o ankô
600g de feijão azuki
400g de açúcar (ajuste a quantidade de acordo com a sua preferência)
1 colher (chá) rasa de sal (para realçar o açúcar)


Deixe o feijão de molho um dia antes. No dia seguinte, leve o feijão ao fogo, com a água a cobrí-lo. Após mais ou menos 10 minutos em ebulição, troque a água por outra limpa e deixe cozinhar por mais algum tempo. Escorra a água e troque novamente por outra limpa (este processo é necessário para tirar o amargor do feijão), cozinhando até ficar mole. Para obter a massa, esmague o feijão com um socador (ou triture no liqüidificador, passando-o depois por uma peneira fina jogando bastante água por cima). Use um pano para recolher a massa e esprema bem para extrair toda a água. Volte com o massa no fogo, junte o açúcar e o sal e, com a ajuda de uma colher de pau, vá mexendo até aparecer o fundo da panela. Desligue o fogo e deixe esfriar para utilizar. (Se não for utilizar no mesmo dia, guarde na geladeira)

Fazendo o arroz mochi
1 kg de arroz glutinoso (mochigome)
4 colheres (sopa) de açúcar e 1 colher (chá) de sal (opcionais)


Lave o arroz e junte-lhe água normalmente. Se for acrescentar o açúcar e o sal, acrescente nessa hora e misture. Cozinhe o arroz normalmente. Depois de pronto o arroz, não abra a tampa por 10 minutos. Em seguida, com uma colher de pau molhada, vá mexendo e -como se diz- "matando" os grãozinhos (socando o arroz para torná-lo glutinoso).

- - - Para montar os bolinhos - - -
Pegue um paninho fininho (eu acho melhor assim), molhe e depois torça muito bem para tirar a água. Estenda em uma das mãos, pegue uma porção do ankô e, com a ajuda das costas de uma colher, espalhe na sua mão. Por cima coloque uma porção do arroz (o tamanho e espessura dos dois depende de sua preferência) e a partir daí é só fechar as pontas do ankô e modelar o bolinho. Dica: use as pontas dos dedos e pressione o arroz para dentro enquanto fecha o ankô. Quando você fizer, vai ver que é muito fácil fazer isso! xD



Sugestão óbvia:

Sirva os botamochis acompanhados de um chá
verde quentinho... é uma delícia, é
uma combinação muito boa! =)

Outras obsevações:
* Os botamochis não duram muitos dias.. não tem jeito, com o tempo o sabor se compromete!
* O feijão cozido aumenta consideravelmente de peso após o cozimento. De 1kg de feijão prepara-se normalmente 1,700kg - 1,800kg de massa.
* Eu não sei explicar o porquê, mas pode ocorrer de o arroz não ficar no ponto ideal (o ponto em que o bolinho fica bem "resistente" para cortar), e aí o arroz não dá aquele puxa-puxa e conseqüentemente os botamochis não ficam tão gostosos, mas não desista de continuar tentando!

* Tanto o arroz glutinoso como o feijão azuki são encontrados facilmente em supermercados e lojas de produtos orientais.

Nenhum comentário: