quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Cheesecake Japonês


Hoje trouxe uma receita que fizemos ontem para um encontro de amigos da minha mãe. :D Este é um dos bolos que me relembram o calor da infância. Um antiga receita por parte da minha avó; lembro de quando meus pais o faziam ou minha tia (tia Marisa xD) trazia-nos um pedaço.. muito bom!.. E eu adorava comer fatia mais fatia e depois inevitavelmente passava mal <- isso eu melhorei xD - mas continua sendo um bolo único! Com uma textura cremosa (mas não densa demais!) e fofíssima, que não chega a um cheesecake como o conhecemos e se distancia da consistência de um bolo, o Cheesecake Japonês (aqui em casa sempre conhecido como o "Bolo de Requeijão") é um bolo saboroso e leve. Em inglês, além de "Japanese Cheesecake", encontrei a carinhosa denominação de "Cotton Soft Japanese Cheesecake" -> o que torna este bolo inesquecível sem dúvida é a sua textura! Sendo uma receita que continua a me encantar, espero que aqui eu possa fazer mais pessoas conhecerem este gostinho e repassarem esta receita especial que não pode ficar simplesmente anotada e perdida na agendinha! xD Espero que gostem tanto quanto eu; e quaisquer dúvidas estamos aqui! =)

Bolo Cheesecake Japonês

Ingredientes:
500g de cream cheese (ou requeijão cremoso, ficamos na mesma ;D)*
100g de manteiga sem sal
200 ml de leite
11 ovos
3 colheres (sopa) de suco de limão
1/4 colher (chá) de sal
120g de farinha de trigo
40g de amido de milho (popularmente conhecido como maisena xD)
280g de acúçar

1/2 colher (chá) de cremor tártaro (encontra-se facilmente em supermercados - de alimentícios ou produtos de confeitaria nas cidades pequenas)
* * * * * * * * * * * * * *
Modo de preparo:
1 – Comece a derreter a manteiga em uma panelinha no fogo baixo, junte o leite e o cream cheese e vá misturando até dissolver o cream cheese. Não deixe queimar - se preferir pode fazer isso em banho-maria também. Descanse e deixe a mistura esfriar (deixe mesmo!). Junte a farinha e amido de milho (já peneirados), batendo com o batedor para não ficar gruminhos. Junte e incorpore as gemas, as colheres de suco de limão e misture bem.
2 – Bata as claras com o cremor tártaro até ficar fofo e até você obter picos moles. Adicione o açúcar e bata até que você obtenha um 'merengue' (você perceberá um brilho opaco e uma aparência de marshmallow xD)
3 – Com uma colher de pau, adicione a mistura de cream cheese na mistura de claras delicadamente, mexendo para envolver os dois - não misture demais. Despeje em uma fôrma levemente untada e forrada com papel manteiga (ou apenas untada e enfarinhada. Mas o papel manteiga não dá um charmezinho? xD). A massa deve ficar preenchendo ¾ da altura da fôrma.
4 – Asse o cheesecake em banho-maria (coloque a fôrma com a massa em outra com água, como se fosse um barquinho xD - não precisa ser muita água, ok? =D) por 1 hora e 10 minutos ou até dourar, a 160ºC (prequecido).
*Minha mãe acredita que com o requeijão cremoso (ao invés do cream cheese) fica mais leve. ;D


* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Nenhum comentário: